sábado, 29 de agosto de 2009

O CAOS DA SAÚDE PUBLICA EM MORATO






Acho estranho nossa cidade, com quase 200.000 habitantes, não ter hospital municipal para atender a população. Mas porquê ocorre tudo isso:
A prefeitura diz que não tem vínculo com a Santa Casa (pertence ao Lar Assistencial São Benedito), mas a saude pública é direito da população, garantidos em Constituição.
Os profissionais da Santa Casa, entraram em greve (foto acima), devido a falta de pagamento e falta de materiais.
Neste momento o Sr.Prefeito, deveria ter feito algo e "tomado a Santa Casa para o município".
e, junto com a Superintendência da Saúde, realizado um plano de reorganização das Unidades Básicas de Saúde à Família (UBSF) e da Santa Casa, colocando UBSF´s estratégicas para funcionarem 24 horas por dia (Jd.Alegria, Jd.Vassouras, Residencial Casa Grande, Jd.Sto.Antonio, Jd.Rosas e o do Centro) como Pronto-Atendimentos e com ambulâncias e funcionários concursados para suprir a demanda, além de equipamento e remédios. Vejam um caso:
- Uma mãe que leva seu filho de 10 anos doente de sua casa no Jd.Primavera, para a Santa Casa, gasta exatos R$ 16,80, sem contar a alimentação, para ir de sua casa ao Hospital e voltar. E se não tiver o dinheiro, morre ou depende da boa vontade de vizinhos.
Com a medida sugerida, Francisco Morato teria 06 Pronto-Atendimentos (em locais chave) e 01 Hospital Municipal, para atender aos moradores. Mas o prefeito não fez nada para ajudar, pois o dinheiro que colocou a mesma para funcionar, veio do Governo do Estado, através da Secretaria da Saúde (1 milhão de reais). Mas depois, colocaram uma faixa agradecendo as "brilhantes autoridades pela conquista". Agora o prefeito promete um novo Pronto Atendimento para 2010 (fotos acima). Será que ele vai reeinaugurar oP.A. Padre Sérgio (px.Igreja São Benedito) e falar que foi ele que fez, pois aqui é assim:

" TUDO QUE TEM NA CIDADE É REALIZAÇÃO DO PREFEITO ZEZINHO, VICE E SEUS DOZE VEREADORES, NÃO IMPORTA QUEM FEZ."

Nenhum comentário:

Postar um comentário